logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

No Mirassol, um exemplo de economia

Compartilhar:

Uma lição de vida e de mobilização social. Nesta terça-feira, dia 28, algumas das integrantes da Associação das Mulheres do Mirassol estiveram na Unesc para servir de exemplo no Ciclo de Debates e Vivências em Economia Solidária da universidade. Mas, o repasse de conhecimento não ficará restrito apenas ao evento. Servirá ainda de vitrine na campanha publicitária que iniciará na quarta-feira com o projeto de Economia Solidária.

O sustento de moradores do Mirassol foi dependente por muitos anos da reciclagem. Contudo, a atividade foi reduzida devido aos acidentes de trabalho. Uma segunda opção foi a produção de grampos de roupa. Mas, também acabou problemática, pois a confecção de quase 70 mil dúzias por mês resultou na perda das impressões digitais. A solução encontrada foi então confeccionar 1,2 mil quilos de estopa por mês. O material utilizado, por exemplo, para o polimento de veículos, custa R$ 1,8 e rende cerca de R$ 270 mensais para as 34 mulheres associadas.

As sobras de confecções da região são transformadas ainda em chaveiros, tiaras, sandálias e até roupas para aquecer as crianças nos dias mais frios. Tudo depende do tamanho dos materiais doados. Para fomentar ainda mais a produção, falta apenas o aumento de matéria-prima. Interessados em incentivar a economia do Mirassol, sob a liderança de Maria Albertina Silvino da Silva, podem se engajar no projeto também. Os telefones de contato para isso são (48) 3468-4377 e 9639-1811.