logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Pesquisa indica riscos à saúde de bancários

Compartilhar:

Conforme pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Bancários, 54% dos trabalhadores são acometidos com ansiedade e depressão em Içara e nos municípios vizinhos. Um total de 37% sofrem com problemas na região do ombro e 35% tem problemas na região cervical. Os fatores laborais de risco de adoecimento mental e LER/DORT dos bancários serão apresentados detalhadamente no Seminário de Saúde do órgão sindical no próximo sábado, dia 2. O evento será das 9h às 12h no Hotel Colle em Criciúma.

As entrevistas foram realizadas em junho de 2013 pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) com 300 trabalhadores dentro de um universo de 800 profissionais (37,5%) nas 64 agências bancárias distribuídas em 10 municípios de base do sindicato. O perfil dos bancários é formado pela maioria jovem (25 a 34 anos), predominante masculino (56,67%) e com ensino superior completo (49%). A média de tempo na profissão é de seis a 10 anos com 28%.

Um total de 61,67% reclamam da falta de pessoal, 87,33% dos horários não respeitados, 28,33% do assédio moral, 48,33% da sobrecarga de trabalho e 56,67% das metas abusivas. “Iremos buscar ações para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos trabalhadores”, pondera o secretário de saúde do sindicato, Magno Branco Pacheco. A pesquisa foi analisada também pelo especialista em ortopedia e traumatologia e professor da Unesc, Robson Luiz dos Santos, além da Associação Criciumense de Apoio a Saúde Mental.