logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Picos de energia sobem 25% na temporada

Compartilhar:

A Cooperaliança teve picos de até 20 MW nesta temporada de verão. Isso significa um incremento de 25% na demanda na subestação de Sanga Funda, atualmente, responsável também por Balneário Rincão, Balneário Esplanada, Torneiro e Barra Velha. A estimativa é que as praias e lagoas tenham atraído mais de 200 mil pessoas na alta temporada. As curvas mais elevadas de consumo ocorreram entre as 18h e 22h, ou seja, após o horário comercial.

"Investimentos na rede e a instalação de novos transformadores nos deram total segurança de fornecimento com qualidade no período de alta nos balneários de nossa concessão", aponta o gerente administrativo, Reginaldo de Jesus. Os picos atingidos no verão 2016/2017 correspondem a 75,18% da capacidade. Por isso, a perspectiva é que a subestação possa ser ampliada até o final de 2018 para atender o crescimento da demanda.

O horário de verão acaba neste sábado, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931 com a perspectiva de proporcionar economia de energia. Isto por causa do menor consumo no horário de pico (18h às 21h) em consequência do aproveitamento maior da luminosidade natural. A previsão do governo é atingir desta vez R$ 147,5 milhões de economia.