logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Pode faltar energia elétrica neste verão

Compartilhar:

Por quase uma hora, Içara ficou sem energia no domingo, dia 21. Conforme a Celesc, o problema foi ocasionado por um pára-raio. Mas, para o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, a razão da interrupção do serviço pode ter sido outra. Segundo ele, o problema pode ter origem no excesso de consumo de energia no litoral catarinense.

Acesse:
» Especial de Verão do Canal Içara
» Conferir imagens da estação!

A nova linha de transmissão que a Celesc havia prometido para este ano ainda não foi concluída. Em Içara, é possível visualizar somente os postes, ainda sem a fiação. Alguns estão espalhados pelo bairro Primeiro de Maio, na área central da cidade.

A solução encontrada pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina, foi desviar 5% da energia destinada à Criciúma para a cooperativa içarense. E, mesmo assim, a rede ainda poderá não dar conta da demanda exigida na temporada de verão. Se isso de fato acontecer, haverá prejuízo para os comerciantes, principalmente os que dependem de geladeiras ou congeladores. Portanto, é necessário racionar.

Além do Rincão, a Cooperaliança também abastece os balneários de Esplanada, Torneiro e Barra Velha. Assim que a linha de transmissão da Celesc chegar a Içara, a força na rede dessas comunidades será ampliada. Para isso, uma sub-estação começará a ser construída no próximo ano, na margem da SC-444, em Içara. A obra custará R$ 8 milhões e deverá ser entregue dentro de três anos.