logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Preço deixa alcool em desvantagem

Compartilhar:

Donos de carros do tipo total flex devem ficar atentos aos preços nos postos de combustíveis. Pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revela que o valor do álcool já não compensa mais aos consumidores em 19 estados, além do Distrito Federal. Apenas na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, São Paulo e em Tocantins o uso do combustível ainda apresenta vantagem.

A constatação leva em consideração que o valor do produto deve corresponder a no máximo 70% do que é praticado na gasolina. Para Içara, o estudo da ANP também é válido. Em postos da cidade, o álcool chega a estar 10% acima da margem de vantagem ao consumidor.

Segundo o representante da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, para a Agência Brasil, o preço alto do álcool é justificado pelas chuvas que prejudicaram a safra do último ano. A qualidade da cana-de-açucar foi reduzida, o que consequentemente reduziu a oferta do produto. A redução na quantidade de álcool chegou a 1,8 bilhão de litros. Isto representa quase o que todo o país consome em um mês. A expectativa é que a situação seja normalizada até março, quando iniciam já as primeiras colheitas da planta.