logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Procon dá dicas para o Natal

Compartilhar:

O “amigo secreto” já se tornou um evento tradicional de fim de ano. A brincadeira está presente na escola, no trabalho, na família ou entre os amigos. Mas, a participação requer alguns cuidados para que a descontração e o momento de companheirismo não acabem em aborrecimentos.

Acesse:
» Natal: especial do Canal Içara

Para evitar alguns possíveis impasses, o Procon de Içara divulgou algumas dicas para o Natal. As informações são desde o relacionamento dos participantes até a escolha do presente. O maior problema, conforme a coordenadora da entidade, Rosângela Vidal Teixeira, é a troca do presente. “A troca motivada por tamanho errado ou cor que não gosta não é obrigação das lojas. Ela só é obrigatória se o produto apresentar defeito e não for consertado em 30 dias”, alerta ela.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), há prazos legais para as trocas em caso de defeito de fabricação (os produtos duráveis o prazo é de 90 dias e para os não duráveis é de 30 dias). Alguns fabricantes estendem a garantia de seus produtos que se sobrepõe à garantia legal.


CONFIRA AS DICAS DE PRESENTES E SUGESTÕES PARA O NATAL

- Tirei o chefe: Um dos cuidados entre aos colegas de trabalho é o que presente dar ao chefe. Ao contrário do que se pensa não é necessário dar um presente caro, o importante é verificar o gosto do mesmo. Pedir ajuda pra quem tem mais contato com esta pessoa.

- Reconciliação: Outro problema comum nesta brincadeira é tirar alguém que você não mantém bom relacionamento. Neste caso, nada de pedir para trocar o nome, quem sabe o momento seja oportuno para reforçar os lanços de amizade.

- Não participar: Não fica bem recusar, mas se você não tiver outra escolha, explique aos organizadores seu motivo. Outro item importante é não comparecimento no dia da troca de presentes, envie o presente de seu amigo secreto por meio de alguém (e um bilhete pedindo desculpas).

- Dicas de presentes: não dê peças intimas como lingeries; Perfumes somente se souber com certeza a preferência do presenteado; Livros e CDs são ótimos presentes desde que você conheça o gosto do amigo; Porta-retratos e agendas costumam agradar a todos.

- Sugestões de presentes para as mulheres: Estojo manicure ou maquiagem; Porta chaves de parede; Porta-retrato; Bijuterias em geral; Acessórios de praia (chapéu e cangas).

- Sugestões de presentes para os homens: Relógio de mesa; Régua com calculadora; Kit de ferramentas; Kit de barbear; Agenda.

- Troca de presente: Ninguém está livre de ter que trocar o presente se o mesmo apresentar problemas, deixe claro ao seu amigo secreto que ele fica livre para realizar a troca caso necessite. É uma atitude elegante e deixará seu amigo mais à vontade. Se precisar da nota fiscal lhe entregue.