Canal Içara

Canal Içara

23 de outubro de 2019 - 22:01
Cotidiano »
Missa de Reis reúne 3 mil fiéis
05/01/2009 às 16:49 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A peregrinação de alguns músicos pelo Balneário Rincão encerrou na noite desta segunda-feira, dia 5. Junto com cerca de 300 cavaleiros de toda a região Sul, eles celebraram o Terno de Reis. A missa aconteceu em frente ao Museu da Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes, com mais de 3 mil fiéis.

Acesse:
» Especial de Natal do Canal Içara
» VIDEO: Presépio em movimento
» VIDEO: Terno de Reis 2008

Conforme o costume religioso, no dia 6 de janeiro, os reis magos Belchior, Baltazar e Gaspar teriam visitado Jesus. É por este motivo que neste período, alguns músicos se unem para visitar as casas ao som de canções católicas. No Rincão, a tradição é seguida há 12 anos.

Durante a celebração, os participantes do evento católico foram convidados a refletir sobre o Natal. Conforme os padres que presidiram a missa, sendo um deles Samiro Meurer, as festas de final de ano servem para reunir a família em torno do nascimento de Jesus. Porém, nem todas as pessoas tem este objetivo. Alguns preferem a comida e os presentes. Assim, não percebem a magia da data.

A data de 6 de janeiro também é marcada pela desmontagem dos presépios e a retirada de todos os enfeites natalícios. Para o aposentado Adair Lemos, morador do Balneário Rincão, o serviço já começou. Desde o fim de semana, ele iniciou o trabalho de retirar as pequenas estátuas dos personagens de Natal, como Jesus, Maria, José, os anjos e o bom velhinho, Papai Noel, expostos no pátio da casa.

O diferencial do presépio montado por Adair é a criatividade. Nele, era possível ver Papais Noéis se divertindo em um carrossel, dois marceneiros cerrando a madeira, e um pescador na beira de um lago em busca de alimento. O personagem principal, o menino Jesus, estava numa caverna de pedras. A gruta foi enfeitada com mariscos achados na orla do Balneário Rincão.

Em meio a vegetação, os animais também marcaram presença. E, quase tudo foi feito com material reciclável. O movimento das peças, por exemplo, foi impulsionado por motores de equipamentos estragados e pela correnteza de um pequeno córrego artificial. A água circula entre um tonel e um tanque de lavar roupa. Ambos escondidos com enfeites e pedras.

“Algumas pessoas passavam por aqui e se benziam quando viam o presépio”, relata Adair, que já começou a se preparar para o Natal de 2009. "Quero aperfeiçoar ainda mais as criações”, completa ele.


IMAGENS DO TERNO DE REIS NO BALNEÁRIO RINCÃO


+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas