logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Receita Federal libera consulta ao IR

Compartilhar:

Cerca de 1,3 milhão de contribuintes receberão restituição do Imposto de Renda a partir da próxima sexta-feira, dia 5. O primeiro lote incluirá tanto aqueles que declararam o Imposto de Renda este ano como contribuintes que caíram na malha fina, no ano passado. É a primeira vez que a Receita unificará o pagamento de exercícios fiscais diferentes. A liberação da consulta será a partir das 9h.

Acesse:
» Restituição do IR será avisada via SMS
» site www.receita.fazenda.gov.br

O dinheiro, no entanto, só será depositado no próximo dia 15. A relação dos beneficiados estará disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou no telefone 146. Nos dois casos, basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao todo, 1,2 milhões de pessoas serão abrangidas no processo. Isto corresponderá ao ressarcimento de R$ 1,55 bilhão já acrescidos de 1,77%. A porcentagem correspondente à taxa Selic, índice básico de juros, em maio e junho deste ano. Na ordem de atendimentos, os idosos terão prioridade. Isto significa que mais de 1 milhão de pessoas terão a preferência no serviço.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse intervalo, deverá pedir o ressarcimento mediante o formulário eletrônico disponível na Internet. Em caso de discordância do valor da restituição, o cliente poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.