Canal Içara

Canal Içara

09 de dezembro de 2019 - 05:07
Economia » Mina 101
Rio Deserto prepara-se para implantação da Mina 101
25/04/2008 às 09:54 | Andressa Fabris | Alfa Comunicação Empresarial
As Empresas Rio Deserto se preparam para iniciar o processo de implantação da Mina 101, em Içara, nos próximos dias. Com as licenças prévia e de implantação já concedidas, a empresa realiza a contratação de funcionários e aguarda a chegada de materiais para as obras de instalação.

“Estamos legalmente habilitados a iniciar a implantação desde fevereiro, no entanto, com a mediação do Ministério Público, tentamos um acordo com o movimento dos agricultores, com o objetivo de ter um processo sem conflitos”, explica a assessora jurídica da empresa, Simone Quadros Guidi. Como os agricultores voltaram atrás em suas propostas e não aceitaram o acordo, a carbonífera prepara a implantação do empreendimento.

Para garantir o acesso à propriedade onde será instalado o pátio operacional, a Rio Deserto entrou com ação possessória e o juiz de Içara concedeu liminar favorável. Pela decisão do juiz, caso a empresa seja impedida de chegar ao seu terreno, os líderes do movimento dos agricultores serão multados em R$ 1 mil por dia. “Esta foi uma medida tomada diante do incidente de março, quando colocaram fogo na casinha de obras. Com esta liminar, garantimos que teremos acesso à área”, esclarece a advogada Simone Quadros Guidi.

Na fase de implantação, serão necessários 39 profissionais, que estão em fase de contratação. Além destes que atuarão nas obras iniciais, a empresa também recruta pessoas para trabalhar em subsolo. “Inicialmente, 10 pessoas serão chamadas para receber treinamento na mina de Lauro Muller, para aprender a operar o minerador contínuo”, fala a advogada.

Depois de implantada a Mina 101, a empresa terá que obter a Licença Ambiental de Operação (LAO) para, então, iniciar a retirada de carvão. Na fase operacional, serão gerados 240 empregos diretos.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas