logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Santa Catarina tem safra recorde de mel

Compartilhar:

Até o final abril Santa Catarina terá colhido mais de 7,5 mil toneladas de mel. Isto representa 25kg por colmeia, superior à média dos últimos anos, de 20,42kg. Apesar da grande produção, o preço se mantém em alta com R$ 12 e R$ 13/kg no atacado tanto para o mercado interno quanto externo. O valor é o dobro do pago pelo mel da Argentina e do Uruguai.

Safra: 70% da colheita ocorre entre agosto e janeiro. O restante é coletado entre fevereiro e abril, quando acontece a safrinha.
Santa Catarina passou a ocupar nessa safra a posição de maior exportador do Brasil e se mantém em terceiro no ranking nacional de produtores. Metade do mel catarinense é destinada ao exterior e 42% do total produzido tem certificação orgânica. Em todo o estado, são cerca de 315 mil colmeias, dentre elas, 45 mil alugadas para polinizar macieiras.

“Essa grande valorização é resultado da qualidade do nosso mel, produzido sem o uso de químicos, diferente de outros países”, explica o coordenador de apicultura da Epagri, Ivanir Cella. Segundo ele, o emprego de manejo adequado e de tecnologias permite a produção em grande escala sem uso de aditivos químicos.