logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Sem mortandade de abelhas na região, Legislativo pretende expandir debate

Compartilhar:

O município de Içara e a região sul catarinense não registraram nenhum caso de mortandade de abelhas, mas em virtude das ocorrências em outras regiões do país, o debate deverá ser ampliando. “Devemos possuir um levantamento de quais agrotóxicos são utilizados, existe também mortes causadas por doenças relacionadas às mudanças climáticas. São diversos fatores que devem ser analisados”, salienta a professora do Laboratório de Abelhas da Unesc, a pesquisadora Birgit Harter Marques.

No Rio Grande do Sul os apicultores utilizam de um aplicativo para estudar as abelhas. “Quando o apicultor encontra alguma mudança em relação às abelhas, ele faz anotações neste aplicativo. São dados importantes para esse tipo de estudo”, indica. “A criação do programa municipal de incentivo a florada apícola é uma forma de preservar as abelhas”, sugere também o engenheiro agrônomo da Epagri, Luiz Fernando Búrigo Coan.

Outra sugestão é a implantação de um corredor de abelhas, espaço para cultivar plantas e frutas. “Ficamos mais tranquilos em relação ao nosso município. Mas é um assunto de tamanha importância que deve ser ampliado. Através de debates podemos encontrar mecanismos que possam ajudar na preservação das abelhas, pois são fundamentais ao meio ambiente”, destaca o vereador propositor do debate realizado nesta quarta-feira, Lauro Nogueira (PT).