logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Setor apícola será apresentado em feira

Compartilhar:

A decoração de trevos e ruas com flores, abelhas e favos de mel faz parte da ambientação para o 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica e o 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores. O evento no Centro de Içara deverá atrair quase 800 pessoas do setor de 17 a 19 de julho. "É a primeira vez que temos mais de 400 inscrições antecipadas", coloca o presidente da Associação de Apicultores de Içara, Agenor Castagna. Além de palestras e minicursos, a cidade sediará também uma feira de produtos e equipamentos com 19 expositores.

Santa Catarina já é atualmente referência nacional em tecnologia de produção e na indústria de equipamentos e insumos. Com a capacitação dos produtores, a perspectiva é que o Brasil possa saltar do 9º para o 5º lugar no ranking mundial de produção de mel em um prazo de cinco anos. Até sábado palestrarão especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina, Epagri, Senar, Ministério da Agricultura do Uruguai e Sebrae. Eles falarão sobre controle populacional e sanitário, manejo, produção e processamento do pólen e a criação de rainhas.

“Em Santa Catarina produzimos, em média, seis mil toneladas de mel por ano, fruto do trabalho de quase três mil famílias que têm na apicultura uma significativa fonte de renda. Quase todo este mel produzido tem mercado garantido e consegue atingir bons preços. Isso quer dizer que se soubermos utilizar as melhores tecnologias e formas de manejo, poderemos crescer muito mais”, coloca o presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina, Nésio Fernandes de Medeiros.

Preferido pelo mercado mundial, o mel orgânico é produzido em quase 100 mil colmeias cadastradas em Santa Catarina. Os maiores compradores dessa produção são duas empresas processadoras no sul do estado. “Elas se utilizam da certificação orgânica auditada, basicamente voltada para exportação” explica. Somente nos cinco primeiros meses de 2014, a Minamel de Içara exportou 764,3 toneladas do produto. Isto significa 217% a mais do que o mesmo período do ano anterior. “Foi o resultado da super safra que tivemos na primavera”, coloca Agenor.