logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Sinduscon amplia abrangência no Sul

Compartilhar:

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Sinduscon de Criciúma, conquistou um espaço importante para a entidade no final deste primeiro semestre de 2009. É que além de Criciúma, Araranguá e Urussanga, a atuação da entidade atingirá outras 25 cidades da Amrec e Amesc. “Conseguimos, com esse trabalho, transformar o Sinduscon em um dos maiores sindicatos patronais do Estado”, comemora o presidente Olvacir Bez Fontana.

Segundo Olvacir, a nova abrangência do Sinduscon deverá elevar a qualificação do setor em toda a região, principalmente com a redução de acidentes de trabalho. Além disso, ele também destaca que a conquista do sindicato terá influência no planejamento de parte do Sul de Santa Catarina. Isto porque o sindicato será envolvido diretamente na elaboração dos Planos Diretores.


ENTENDA O IMPASSE QUE HAVIA DESDE 1988

No ano 1984 o estatuto delimitava como área de atuação do Sinduscon as cidades de Criciúma, Urussanga e Araranguá. Em 1988, esta abrangência cresceu. Mas ficou somente no papel, pois acabou impugnada devido a desentendimentos com o Sindicato das Indústrias da Construção Pesada (Sincepot) no Ministério do Trabalho.

O impasse entre as entidades acabou somente em 2007, com a assinatura de um acordo. No ano seguinte, a proposta para ampliação da atuação seguiu para Brasília. E neste primeiro semestre de 2009, o Ministério do Trabalho deu o aval para a concretização do projeto. Agora falta apenas a publicação da decisão no Diário Oficial da União.


CIDADES QUE COMPÕEM O SIDICATO:

Criciúma, Araranguá e Urussanga, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Cocal do Sul, Ermo, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Lauro Muller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Morro Grande, Nova Veneza, Passo de Torres, Praia Grande, Sangão, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Siderópolis, Sombrio, Timbé do Sul, Treviso e Turvo.