logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Técnica do pastoreio Voisin é mostrada em Içara

Compartilhar:

A Secretaria de Agricultura e a Epagri reuniram produtores rurais de Içara e região na nesta tarde, para mostrar a técnica do Pastoreio Racional Voisin e melhorias das pastagens na 1º Tarde de Campo.

O Pastoreio Voisin é aplicado na propriedade de Pedro Raul Cezino, na Primeira Linha, Içara, que servirá de exemplo para explanação da técnica pelo veterinário e coordenador regional de Pecuária da Epagri Marcelo Pedroso. A técnica é aplicada hoje em oito propriedades de Içara, num total de 100 acompanhadas na região, pertencentes ao programa de produção de leite, carne e lã à base de pasto, trabalhado pela Epagri, prefeituras, laticínios, cooperativas e agricultores.

“A vantagem do Pastoreio Voisin é que em um hectare o produtor pode ter até seis cabeças de gado, seja para corte ou leite. Já num pastoreio extensivo, só consegue manter 2 ou 3 animais de 450 quilos”, explica Pedroso.

O sistema de Pastoreio Voisin prevê a divisão da área de pastagem em pequenos lotes. O pasto descansa por 30 dias enquanto um lote é ocupado pelo piquete de todo o rebanho por até três dias. “Desta forma o pasto tem maior desenvolvimento e se consegue uma maior lotação de animais por área de pastagem. O Voisin poderá, no mínimo, dobrar a capacidade de lotação da área”, garante o veterinário.

O investimento por hectare, de acordo com Pedroso, chega a R$ 600,00 para dividir a área com cerca. O idealizador da técnica é o bioquímico francês André Voisin, que aplicou seu pastoreio em meados da década de 1960.