Canal Içara

Canal Içara

28 de setembro de 2021 - 01:32
Economia »
Tudo pronto para mais uma edição da Feira do Peixe Vivo
04/03/2008 às 10:20 | icara.sc.gov.br
A quarta edição da Feira do Peixe Vivo vai estar cheia de novidades este ano. Realizado desta vez na Praça da Igreja Matriz São Donato, o evento será nos dias 19 e 20 de março (quarta e quinta-feira santa). Além de estrear a edição com dois dias, outra novidade será a tainha assada na taquara, que vai servida como opção de almoço aos visitantes. Serão vendidas em média cinco toneladas de peixe no evento. As espécies oferecidas são tilápia, carpa capim, carpa cabeça-grande, carpa prateada, carpa húngara e pacú.

Conforme informações do idealizador do projeto, o médico veterinário da Epagri Marcelo Pedroso, a comunidade pediu que a feira não tivesse apenas um dia de duração, pois no ano passado muitas pessoas não tiveram tempo suficiente para comprar, mesmo tendo dobrado a quantidade de pescado para a feira de 2007. A feira recebe em sua maioria famílias que respeitam as tradições da igreja na semana santa, durante à quaresma, trocando a carne vermelha pelo pescado, e aproveitam a opção para se organizarem para a Páscoa.

De acordo com o Secretário de Agricultura João Batista Rodrigues, o objetivo é proporcionar ao produtor uma renda a mais no período da quaresma, possibilitando com que o piscicultor possa agregar maior valor ao seu produto, comercializando diretamente ao consumidor. Segundo ele, a feira é montada em praça pública, onde o piscicultor coloca caixas e piscinas com água e dentro o peixe vivo, onde o consumidor pode pescar e levar o seu peixe "fresquinho" para casa. "As duas primeiras edições foram feitas no interior, sendo esta a segunda vez, que o produto vem para mais perto do consumidor, superando as vendas a cada ano que passa. A feira já faz parte do nosso calendário de atividades, atrai muitos consumidores", afirma.

Paralela a feira do peixe vivo haverá também exposição de bancas de artesanato, vinho da Epagri, filé de tilápia frito, além da Tainha Assada na Taquara. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Içara por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Epagri e vai contar com o apoio de Piscicultores do município, da Colônia de Pescadores do Balneário Rincão Z-33, do SAMAE, da Cooperaliança, da FUNDAI, da CIDASC, e da Vigilância Sanitária.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias