logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Desportistas recebem homenagens

Compartilhar:

A Câmara Municipal de Içara fez uma sessão dedicada aos desportistas nesta quinta-feira, dia 29. O atacante José Realdo Bitencourt (in memoriam) emprestou o nome para a medalha. E a condecoração foi repassada então para 10 pessoas também indicadas pelos vereadores do município. A relação montada em 2012 fará parte ainda da galeria João Carpes montada na Fundação Municipal de Esportes.

“Fui um representante dos içarense no futebol profissional por mais de 15 anos em várias cidades do Brasil. Em todas elas sempre levei o nome de Içara aos colegas de profissão. Fiquei muito feliz pela indicação. Recebi com muita alegria ainda mais por levar nome de um amigo de infância, o Filutinho, que nos deixou recentemente”, coloca Elvis. “Esta homenagem representa um fator motivacional para a gente. É um incentivo para que continuemos trabalhando. Esporte é saúde e lazer”, completa Cláudio Blissari.

“Já homenageamos várias pessoas. Mas hoje é uma data especial. Filutinho era meu primo, uma pessoa que sempre brincava e sorria. Esta foi a sua maneira de cativar as pessoas. Por isso quando lembrei do nome dele, todos os vereadores acataram”, exalta o presidente da Câmara, Darlan Carpes. “O que mais me faz lembrar do Filute é a gargalhada dele. Nesta vida o que conta é o bem que a gente faz”, acrescenta o prefeito Gentil da Luz.


Homenageados pelo Mérito Desportivo em 2012:

CLÁUDIO BLISSARI - Empresário natural de Pouso Novo (RS), chegou em 1984 ao bairro Vila Nova, em Içara. Como treinador em 26 anos acumulou títulos municipais de futsal pelo Jotran (1989 a 1996), cinco troféus municipais (1998 a 2004), além do regional pelo Caiçara (2003 a 2004), uma Copa dos Campeões (2001) e o Praião (2010) pelo Vila Nova. Foi também diretor de esporte do União Clube dos Cinquenta (2003 e 2004, 2011 e 2012) e presidente da Fundação Municipal de Esportes (2005 a 2008).

CLAUDIO COSTA – Natural de Timbé do Sul, Zéquinha jogou nas categorias de base do Criciuma entre os 14 e 17 anos. Se profissionalizou no E.C Prospera. E atuou ainda no Avaí, além do Aguas de Lindoia pela Segunda Divisão Paulista. No Campeonato Içarense obteve dois títulos no titular do Vila Nova (2003 e 2004) e um como aspirante do Jaqueline ( 2001). No Regional da Larm foi campeão da Segunda Divisão com o Caiçara (2003). No Praião teve o caneco com o Praia (2006). E aos 29 anos, continua em campeonatos amadores.

EDUARDO CARDOSO DOS SANTOS – Mais conhecido por Malone, fez parte do Joesi na adolescência. Atuava no handebol, entretanto, devido a estatura passou a se dedicar ao basquete. Dos 15 aos 35 anos representou o município em competições de basquete por todo o estado. Além disso fez parte da primeira equipa da cidade na fase regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Fora das quadras, foi um dos idealizadores da Praça da Juventude e também da academia ao ar livre. Atualmente é membro fundador da Associação Viva Basquete de Içara.

ELVIS RICARDO DA SILVEIRA – Iniciou a carreira na base do Criciúma Esporte Clube em 1981. Em 1984 foi campeão com os juniores. Passou ainda pelo Coritiba e sagrou-se campeão Brasileiro. Percorreu também o Pinheiros, Colorado, Iguaçu, Hercílio Luz, Laguna, Imbituba, Próspera e o Canoinhas Esporte Clube. Atualmente comanda a escolinha do Genoma Colorado/Caiçara em Içara.

JAIR CANTO – Foi jogador, treinador e presidente do Esporte Clube Praia. Conseguiu dois títulos com o time. Atuou também no Campeonato Içarense com o Boa Vista. Além disso, conquistou a taça do Catarinense Ferroviário de Tubarão. E no Catarinense de Cooperativas comandou o plantel da Cooperaliança em Blumenau.

JOSÉ ROBERTO SERAFIM - Içarense, iniciou pelas categorias de base do Caiçara. Teve passagem pela equipe titular do clube, jogou pelo Demboski, além de ter participado do plantel veterano do Caiçara e do independente. Foi diretor de esporte da Juventude Esportiva e Recreativa Içarense (1978), diretor financeiro (1994) e presidente do veterano do Caiçara. Em 2008 obteve o título de campeão do Interclubes. Atuou na organização do Praião, Coroa Bom de Bola e Campeonato Içarense, além de ter colaborado com o Suíço Noturno do Barracão.

JURÊ CARLOS BORTOLON – De Esplanada foi para o Rincão em 1997. Atuou na construção do campo no balneário. Como presidente do Esporte Clube Praia, participou do Campeonato Içarense e da Larm. Além disso, foi também campeão do Praião em 2005, 2006 e 2011.

NIVALDO MANOEL CUSTÓDIO - Iniciou no esporte amador como atleta do Esporte Clube Praia aos 16 anos. Teve passagens também pelo Brasil Pedreiras, Boa Vista, União da Praia, Vila Nova e Comerciário. Como centroavante virou bicampeão do Praião com o Praia (1992 e 1994) e voltou a comemorar em 2011 como treinador. Também comandou o aspirante do time em 1998. Treinou também o plantel do Interbairros e conseguiu o caneco em 2006 e 2010.

SANDRO FRANCISCO MOTTA – Natural de Gravataí (RS), reside em Içara desde 1976. Foi treinador no Jaqueline, Liri e do Atlético Içarense. Em 2012 foi diretor do Jaqueline/Tereza Cristina. E com esta parceria obteve o título municipal de aspirantes. Colaborou ainda com o Atlético Içarense no Regional da Larm, com o time de futsal das meninas de Vila Nova, participou com o Giassi no Interfirmas e do Interbairros com Lagoa dos Esteves.

VALMOR BONASSA – Natural de Siderópolis, reside em Vila Nova desde 1983. No bairro de Içara ingressou na associação atlética local como jogador de 1983 até 1996. Depois virou diretor (1996 a 2001) e assumiu então a presidência do time (2001 e 2002). No comando da equipe teve dois títulos içarenses e uma Copa dos Campeões (2001). Foi também treinador por dois anos e voltou a somar o título do Municipal, além do Praião (2010 a 2011).

JOSÉ REALDO BITENCOURT (in memoriam) – Conhecido como Filute, Fel ou Lelo, participou de várias competições com o Rajada, Rolha de Poço e Os Perkas. Atuava como atacante em quadra e campo. E sempre incentivou os filhos Bruno e Guilherme a seguirem os mesmos passos. Foi servidor público e mais recentemente havia se tornado oficial de Justiça no Fórum de Içara.

Confira mais imagens