logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Em 2017, quantos objetivos foram alcançados pelo Criciúma?

Compartilhar:

O campeonato acabou para oito times da Série A do Catarinense. Criciúma, Brusque, Joinville, Tubarão, Inter de Lages e Figueirense não chegaram às finais e não foram rebaixados; Almirante Barroso e Metropolitano estão na Série B do Estadual de 2018. O título está entre Avaí e Chapecoense.

Quantos e quais objetivos alcançados?
Há quem afirme que este é mais um Campeonato Catarinense que passa em branco para o Criciúma. De fato é. Mas passar em branco não é sinônimo de trabalho jogado fora. A temporada ainda irá exigir muito trabalho dos clubes brasileiros.

Embora o Tigre tenha sido eliminado da Copa da Primeira Liga, da Copa do Brasil e do Catarinense, ainda resta a Série B do Brasileiro, que, por acaso é a principal competição do ano para o Criciúma.

A possibilidade de acesso à Série A existe e o torcedor pode sim se apegar a isso. Não é conto de fadas, não é ilusão, não é alucinação nem devaneio. O Tigre catarinense tem plenas condições de se manter entre os quatro primeiros colocados da segunda divisão nacional e obter o acesso à elite do futebol brasileiro.

Isso se deve ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo técnico Deivid e sua comissão. Portanto, quais e quantos objetivos o Tigre já alcançou em 2017? Primeiramente, para responder a pergunta é preciso solucionar esta antes: quais objetivos o Criciúma não conquistou?

R: Está fora de três competições que disputou e cada eliminação causa inevitável frustração.

E, enfim, os objetivos conquistados?
São dois:
Primeiro: obtenção do padrão de jogo. É nítido que o Criciúma tem uma forma de jogar. Ela não é perfeita, não é invencível, não é extraordinária, mas tem identidade. É possível ao menos criticar a filosofia adotada pelo treinador, porque ela existe.

Segundo: amadurecimento do plantel. O time apresenta falhas no setor defensivo, não transmite total confiança em lances de saída de bola, tem dificuldade em arriscar a gol, sofre quando o adversário é veloz pelas laterais, etc. Porém, os erros estão sendo analisados e corrigidos aos poucos.

É extremamente importante que a diretoria do Criciúma se esforce mais para não deixar que peças importantes saiam do time do que contratar muitos atletas para a Série B. A estrutura está pronta. É preciso que retoques sejam dados, inclusive com novas contratações. Mas é fundamental que as contratações sejam realizadas com o objetivo de fortalecer essa atual estrutura. Reformular o plantel nesse momento da temporada não seria uma boa opção.

A vitória
O Criciúma vence a Chape por 1x0, neste domingo, dia 23, no Estádio Heriberto Hülse, faz o dever de casa, trata a última rodada do Catarinense com seriedade e termina na terceira colocação geral.

O jogo poderia ter mais significado, mas os erros de arbitragem eliminaram as chances de classificação do Criciúma antes da nona rodada. Mesmo assim, Adalgiso Pitbull, que sabe fazer gols, balançou as redes e decretou a vitória tricolor.

Preocupação
A preocupação que ronda o cenário brasileiro é: como será a atuação dos árbitros (e auxiliares) nos campeonatos nacionais? Campeonato de ponto corrido, 38 rodadas, grandes investimentos.

É importante frisar que cada ponto pode ser precioso para a definição de um acesso ou até mesmo de um rebaixamento. O que pode deixar muitos decepcionados são os erros graves de arbitragem. O uso da tecnologia precisa ocorrer urgentemente. Não só os campeonatos das Séries A, B, C e D do Brasil precisam de tecnologia na tomada de decisões. Os campeonatos do mundo inteiro precisam.