logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Içara estará no roteiro da maior prova de triatlo extremo da América Latina

Evento iniciará no Balneário Rincão e passará por Içara no trajeto até Urubici

Compartilhar:

O Fodaxman Extreme Triathlon vai percorrer 226km entre os Encantos do Sul e a Serra Catarinense no dia 13 de dezembro. E, neste ano, Içara estará no roteiro. A largada acontecerá às 4h com a prova de natação de 4km em Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão. Da região dos lagos rinconenses seguirá pela Serra do Rio do Rastro até o Centro de Urubici com 180km de bicicleta, onde ocorrerá então a mudança para mais 42km de corrida até o alto do Morro da Igreja. Além da longa distância, os participantes vão enfrentar também a altimetria de 4,7 mil metros.

Aos mais corajosos e resistentes atletas, as inscrições estão abertas em www.fodaxman.com.br com limitação para 150 participantes. Além do pagamento de R$ 1.690, a confirmação dependerá ainda de uma avaliação prévia dos inscritos. A prova ocorrerá em vias públicas abertas ao trânsito, por isso, precisará também de um acompanhante de carro, terá o trajeto definido previamente, mas não haverá equipes para o direcionamento durante o percurso. A retirada dos kits para a quinta edição acontecerá em 12 de dezembro na cidade-sede, Nova Veneza, e a premiação será no dia 14 no município de destino, Urubici.

“O Fodaxman não é uma prova para iniciantes, é uma prova extrema que exige muito do físico e da mente. Se você não tem certeza que está preparado é melhor esperar mais algum tempo até se inscrever”, alerta a organização. De sete finalistas em 2016, o evento chegou a 32 concluintes no Morro da Igreja em 2019, quando a melhor marca foi obtida por Thiago Menuci com 11h12. A premiação, oferecida pelos patrocinadores, inclui brindes para os melhores nadadores, corredores, ciclistas, a melhor subida da Serra do Rio do Rastro e do Morro da Igreja.

Seguimento dos protocolos sanitários

O Fodaxman Extreme Triathlon aguardou pelas avaliações de riscos da Covid-19 por parte das autoridades de saúde para garantir um evento sobretudo seguro aos atletas e com a confirmação da realização em tempo hábil para adequações conforme protocolos sanitários. Além disso, a decisão da realização do evento passou pelos competidores. A organização decidiu abrir para que os atletas inscritos opinassem sobre a permanência da prova ainda em 2020.

“Nós questionamos todos os atletas sobre adiar ou não a prova e aceitação foi muito grande por parte dos atletas. A maioria fez questão de competir ainda em 2020, mesmo com as alterações necessárias”, avalia um dos organizadores, Fernando Palhares. Entre as adequações, foi preciso alterar o local de largada, anteriormente na Barragem do Rio São Bento em Siderópolis, e também a data, que seria no dia 12 de dezembro (sábado).

“A Casan, responsável pela barragem, não nos autorizou a prova pela questão da Covid-19, por um protocolo da própria distribuidora. Portanto, a natação será na Lagoa dos Esteves, na mesma região, e sem consequências significativas para o percurso. A outra questão foi a alteração na data por causa de obras na Serra do Rio do Rastro, em que temos a liberação ao tráfego somente aos domingos. Consultamos os atletas inscritos sobre estas duas alterações, recebemos a aceitação deles e confirmamos a realização da prova”, pontua.