logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Içara, uma cidade de campeões no xadrez

Compartilhar:

Natural de Votuporanga-SP, mas residente em Içara há pouco mais de 30 anos, Mario Sergio Batistello fez do xadrez uma prática por meio século. Ele começou com 11 anos. Em 51 anos de disputas, soma títulos em nível universitário e regional. “Comecei a jogar na escola, na época do ginásio, no intervalo das aulas”, ressalta. “A partida mais longa que eu me recordo durou de cinco a seis horas sem interrupção”, relembra.

Kathie Goulart Librelato virou enxadrista com a mesma idade nas aulas de Educação Física. Ela foi incentivada pelos pais para entrar no projeto Xadrez que Educa em 2012. “A partir desse momento, passei a ser incentivada também pelo meu técnico, Claudionor Pirola”, lembra a talentosa içarense, atualmente, campeã brasileira Sub-20 e do Catarinense Adulto aos 16 anos.

Neste ano Kathiê representou o Brasil no Sul-Americano Sub-20 na Colômbia e terminou em nono lugar. Foi um feito inédito para a região Sul de Santa Catarina. “Espero conseguir evoluir tecnicamente e assim, como uma meta de médio prazo, buscar uma vaga na equipe olímpica brasileira”, projeta. Em 2014, a enxadrista também foi campeã catarinense Sub-16 Feminino.

“Prefiro o ritmo pensado, no qual tenho mais tempo no relógio e posso desfrutar de todos os momentos de uma partida”, revela. “Em cada treino e competição, busco dar o meu máximo, talvez isso tenha sido o fator determinante em algumas competições, porque tento não pensar muito no resultado das partidas, buscando apenas dar o meu melhor”, finaliza.

Claudionor também foi campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2011 junto com Florianópolis. Como treinador, sua inspiração é no grande mestre Efim Geller, soviético que figurou entre os melhores enxadristas do mundo na década de 1960. “Uma de suas qualidades era a preparação de repertórios de abertura, sendo muitas vezes, designado para assessorar os enxadristas soviéticos em duelos decisivos”, pontua.