logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Jovem em preparação para arbitragem é surpreendido por visita de coordenador da Divisão de Base

Surpresa foi realizada durante entrevista com o portal Canal Içara na tarde desta quarta-feira

Compartilhar:

Rafael Horácio Rufino se aprontou com o uniforme completo de árbitro nesta quarta-feira, dia 14. O jovem de 16 anos acreditava que toda a preparação seria para uma matéria no Canal Içara. Não sabia ele que já estava tudo combinado com a família, presente em peso na Praça da Matriz São Donato, também para a visita surpresa de Rildo Pereira Gois. O coordenador da Divisão de Base de Árbitros de Futebol (DBAF) se deslocou de Salvador (BA) a Içara com uma mala cheia. Trouxe uniforme completo da Confederação Brasileira de Futebol, apito, bandeiras, mas sobretudo um pouco mais de esperança para o sonho do jovem morador do bairro Tereza Cristina na carreira de assistente de arbitragem.

Além de ter como referências Marcelo de Lima (RJ), Ricardo Marques (MG) e Rodrigo D´Alonso (SC), o incentivo da família sempre foi muito importante. Em 2018 ele ganhou o primeiro apito dos pais. Atualmente, está no segundo ano do ensino médio, também faz técnico em programação no Cedup, em Criciúma, e cursa de forma online a capacitação da DBAF para arbitragem. Além disso, a Federação Catarinense de Futebol também já garantiu a continuidade na preparação com um novo curso. "É preciso valorizar jovens tão interessados como ele", aponta o vice-presidente da FCF, Marco Antônio Martins. "Viemos até Içara, pois a gente acredita no Rafael. Nem todo mundo pode ser árbitro, mas vimos neste jovem um grande potencial”, aposta Rildo.

“É um jovem muito esforçado e responsável. Temos orgulho e vamos apoia-lo a cada passo na busca pela profissionalização”, afirma o pai, Giliardi Dimas Rufino, jogador veterano do Atlético Operário e principal influenciador na busca de Rafael pela DBAF. “Comecei como auxiliar no Atlético Operário e vou continuar, pois foram eles que me deram todo o apoio”, lembra o garoto. “A expectativa era este ano atuar também em competições, mas a pandemia não permitiu”, relata sobre os planos para chegar ao quadro da Liga Urussanguense de Desportos até conquistar espaço na FCF, CBF e até na Fifa.

Visita em contagem regressiva

A visita de Rildo já era esperada por Rafael. Contudo, uma data fictícia havia sido prometida: 15 de janeiro de 2021. E para que se concretizasse, o garoto teria que enviar uma mensagem a cada dia com a contagem regressiva. Nesta quarta-feira faltariam 89 dias. Assim escreveu, contudo, sem a visualização da mensagem, pois Rildo já estava a caminho.

Com o microfone do Canal Içara na mão, Rildo já deu algumas lições de como se portar com a imprensa. E exigiu postura de árbitro ao aprendiz. No curso online, todas as terças-feiras, também debate regras, avalia os jogos e ensina sobre o comportamento dentro e fora dos gramados. “Estamos formando cidadãos comprometidos”, lembra o professor.



Conheça a DBAF

Além dos materiais esportivos para Rafael, a mala de Rildo também foi composta por brindes destinados a família em reconhecimento ao apoio dado. Já a avó do garoto, Maria do Carmo Almeida Horácio ganhou mais do que uma caneca. Para ela também vieram duas camisetas, resultado do bingo online destinado a ajudar o projeto social da DBAF.

A Associação de Divisão de Base de Árbitros de Futebol é um projeto de inclusão social pioneiro no Brasil na formação de cidadãos no ramo da arbitragem. O projeto coordenado pelo professor de Educação Física e árbitro de futebol Rildo Gois é totalmente gratuito. Os materiais esportivos disponibilizados são resultado da doação da Confederação Brasileira de Futebol, do Sindicato dos Árbitros e também de outros parceiros.