logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Orientação no verão é não descuidar das atividades físicas

Ao perder hábitos tão difíceis de conquistar, como é o caso da prática regular de exercícios físicos, a retomada é muito mais dolorosa

Compartilhar:

Verão, férias, tempo para descansar e deixar de lado atividades rotineiras. No entanto, para preservar a saúde e o bem-estar, a recomendação é não abrir mão da prática de exercícios físicos. Segundo a médica e educadora física Júlia Helena Lima, seguir uma rotina de atividades físicas durante este período é importante para manutenção do peso e da massa muscular.

“Depois de uma semana sem treinar, a pessoa já começa a perder massa muscular com bastante velocidade. O verão e as férias também acabam fazendo com que se aumente o consumo calórico, então, mesmo que não seja em uma academia, é preciso manter pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia. Senão, o ganho de peso é certo”, avisa.

Além da questão física, ela ressalta a comportamental. “Ao perder hábitos tão difíceis de conquistar, como é o caso da prática regular de exercícios físicos, a retomada é muito dolorosa”, explica.

Segundo Júlia, não existe uma atividade mais recomendada para o verão; e sim as mais praticadas, que são as atividades ao ar livre. “São muito bem-vindas, porque a pessoa absorve a vitamina D, do sol”, indica.

“Mas é preciso alguns cuidados, como tomar muita água durante o dia e durante os exercícios, usar protetor solar e não se expor em horários de risco, que vão das 10 às 15 horas. O calor intenso pode trazer desidratação, queimaduras. Se for correr ou caminhar na praia, use roupas leves e equipamentos de proteção, como um tênis adequado, para não causar lesões e para não pisar em lixos e objetos cortantes”, orienta.

Vá com calma

Por outro lado, existem os “esportistas de fim de semana”, que querem compensar nas férias o sedentarismo do restante do ano. Para esses, a sugestão é começar com atividades mais leves e ir intensificando a rotina, com o acompanhamento de um profissional da área.

“Comece devagar e sempre. Não é em um dia que você irá virar atleta ou emagrecer dez quilos! Não adianta tentar tirar o atraso de uma vida toda. Comece com um tempo de exercícios menor e procure fazer todos os dias exercícios leves. O ideal é sempre procurar um profissional de educação física que esteja responsável e comprometido com os seus resultados e evolução”, aconselha Júlia.