logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Robson ganha ouro olímpico no boxe

Compartilhar:

Por decisão unânime dos juízes, Robson Conceição venceu o francês Sofiane Oumiha no boxe peso ligeiro até 60kg no primeiro ouro brasileiro da modalidade nos Jogos Olímpicos nesta última terça-feira, dia 16. O lutador baiano tomou muita porrada até se tornar campeão – tanto dentro quanto fora dos ringues. Um dos golpes mais fortes ocorreu na luta com o fenômeno ucraniano Vasyl Lomachenko pelas oitavas de final do Mundial de Baku em 2011.

Estrela da Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba), duas vezes campeão do mundo e da Olimpíada, na época, o melhor atleta peso pena da modalidade, Lomachenko estava invicto há seis anos. “Eu tinha vencido a luta por 20 a 19, mas reverteram o resultado por debaixo dos panos. Quando fui para a pesagem, de manhã cedo, recebi a notícia de que tinha sido punido injustamente por um golpe baixo e inverteram o resultado (21x20)”, diz o brasileiro.

Ele poderia ter acusado o golpe depois de ser eliminado de dois Jogos Olímpicos – de 2008 e de 2012 – logo em seu combate de estreia. Mas, o boxeador decidiu que ninguém tiraria o ouro dele no Rio de Janeiro, em 2016. “Ele sofreu muito. Ninguém deu valor para ele quando ele perdeu na primeira. Hoje, ele é campeão olímpico e não conseguiu esse título do dia para a noite”, afirma um dos treinadores, Mateus Alves.