logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Tigre define o comando do futebol

Compartilhar:

O Criciúma ainda não tem a definição de qual série estará em 2014. Mas o grupo que comandará o futebol no ano que vem já está definido. O clube apresentou oficialmente o novo gerente de futebol Guto Silva e o diretor executivo Carlos Kila, que substitui Cícero Souza nesta última segunda-feira, dia 2. Os dois se juntarão ao diretor de futebol Cláudio Gomes para a elaboração da equipe que enfrentará a próxima temporada.

Augusto Teixeira da Silva, o Guto, 39, é gaúcho e mora em Criciúma há 30 anos. Na carreira, ele foi empresário de atletas, gerente de futebol do Próspera, Farroupilha (RS0 e Esportivo (RS). Faturou o título da Segunda Divisão do Gaúcho pelo Esportivo. O profissional também exerceu a função de scout da empresa grega Top Choice. Ele tem formação acadêmica em Gestão de Marketing.

Carlos Kila, de 56 anos, também é do Rio Grande do Sul. Ele trabalhou em clubes como o Grêmio, Metropolitano e Náutico, onde realizou o último trabalho. Saiu do clube pernambucano no início da temporada de 2013. Por lá, foi vice na Série B em 2011 e 12º na Série A no ano passado.

O resultado da última rodada do Brasileirão dará rumo aos trabalhos no Heriberto Hülse. O clube já planeja visando a permanência na elite, mas caso haja a queda para a Série B, o planejamento deverá ser alterado. Isto porque as projeções de montagem de time estão atreladas ao orçamento disponível para a diretoria.

Porém, um fator de consenso entre os comandantes: o aproveitamento dos garotos da base. Depois da temporada vitoriosa nos juniores, o clube pretende dar oportunidade aos novos talentos. E quanto às contratações, os investimentos estarão dentro das possibilidades.

"Queremos implantar um modelo de jogo e trazer jogadores que se encaixem neste perfil. Não temos as mesmas condições que os times de ponta do país, mas vamos tentar igualar as forças por meio da criatividade e da sabedoria", comenta Kila.

Para Guto, erros cometidos neste ano não podem ser repetidos em 2014. "Após o fim da Série B, houve uma grande reformulação no grupo e a base não foi mantida. Depois percebemos que muitos atletas que saíram tinham mais condições do que aqueles que vieram. Por isso a primeira coisa é analisar muito bem este grupo para depois partir para a renovação", ressaltou o novo presidente.

Segundo Cláudio Gomes, o Criciúma tem interesse em renovar contrato com a comissão técnico, tenso em vista o trabalho bem sucedido que vem sendo apresentado nesta reta final. Além disso, o clube também pretende manter jogadores de destaque, como o artilheiro Lins. "O Criciúma não recebeu nenhuma proposta oficial pelo atleta e ele nos garantiu que não assinou nenhum pré-contrato. Confiamos na palavra. Ele tem contrato com a gente e disputará o Catarinense", declarou.

Quanto ao Lucca, a situação ainda está indefinida. O garoto está emprestado ao Cruzeiro, que tem preferência na compra do profissional. Porém, o clube mineiro ainda não se manifestou e caso não declare interesse em ficar com Lucca, ele volta ao time catarinense.