logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Tigre precisa manter a eficiência adquirida

Compartilhar:

Se o Criciúma manter a eficiência, o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro será obtido. Mas a Série B de 2016 acabou para o Tigre nesta sexta-feira, após o time catarinense vencer o Paysandu por 2x1. Justamente por isso. É óbvio que o título desta crônica não se refere ao acesso à Série A neste ano. Mas para explicar, preciso realizar uma breve definição.

Eficiência. O que é significa esta palavra? De acordo com o dicionário: "1- poder, capacidade de ser efetivo; efetividade, eficácia. 2- virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios."

Muito bem. Está explicado. Está definido um dos principais fatores que levam uma equipe ao sucesso em uma temporada. Eficiência é fundamental no futebol. Nas últimas três partidas da segunda divisão nacional o Tigre mostrou, de maneira literal, que eficiência é sinônimo de conquistas.

Somar para subir
O objetivo do Tricolor Sul-catarinense na Série B não foi alcançado. Subir para a Série A é de extrema importância para um clube que cresce a cada dia no cenário nacional, principalmente quando se fala em termos de estrutura. Mas o que realmente importa para que um clube suba para a elite do futebol brasileiro é a tão almejada eficiência.

O Avaí, com dificuldades financeiras, inclusive para pagar salário de jogadores conseguiu ascender de divisão. Isso se deve à eficiência na concretização de jogadas. Para vencer as partidas não é necessário jogar bonito, encantar a torcida com dribles e passes de efeito, ter maior número de posse de bola, etc. Para vencer é preciso fazer de tudo para encerrar os 90 minutos com o placar favorável.

Cada ponto vale muito
Nos pontos corridos, cada jogo é importante e decisivo. Não é recomendável que uma partida seja desprezada por esse ou aquele motivo. Todos valem três pontos e, na 38ª rodada, os clubes saberão que três pontos exercem total influência.

O impressionante é que o Criciúma tornou-se eficiente apenas na reta final da competição, quando não havia mais chances de acesso. O técnico Roberto Cavalo apostou em formação tática com três zagueiros e conseguiu nove pontos em três jogos. O momento é de análise individual em cada jogador para que a melhor escolha seja tomada na formação do elenco tricolor para 2017. O ano que vem já começa com expectativa de vitórias, já que 2016 encerrou de maneira positiva.