Canal Içara

Canal Içara

20 de outubro de 2019 - 05:30
Esportes » Copa do Mundo 2014
Um dia de comentarista
30/06/2014 às 01:11 | Carlos Rauen*
Todos os dias participo do Litoral Sul Debates, programa comandado por Milioli Neto na TV Litoral Sul. Hoje também participei do programa Papo de Bola ancorado por Denis Luciano com os comentários de Reginaldo Correa. Contei um pouco da minha experiência nos dois jogos que fui nessa Copa do Mundo. Além de dar muitas opiniões sobre a competição.

Sobre Brasil e Chile fui contrariado ao dizer que o gol anulado do Hulk foi legal. Para mim o jogador dominou a bola com o ombro não com a mão. Era unanimidade no programa também com o jornalista João Zanini que a Colômbia vem praticando o melhor futebol nessa Copa do Mundo. Discordo um pouco. Acho que a França e a Alemanha são mais consistentes.

Digo isso porque as seleções europeias tem um jogo coletivo muito mais forte que as latinas. Por exemplo: dos volantes para frente a Colômbia vem encantando, mas tem um setor defensivo modesto. Yepes já tem 38 anos, não aguenta mais enfrentar um atacante rápido. Mesma coisa a Argentina. O ataque formado por Aguero, Messi, Lavezzi e Híguain é fantástico, mas a defesa dos hermanos...

O Brasil é um caso especial. Temos os dois melhores zagueiros do mundo (na minha opinião, é claro). Mas com dois laterais que deixam a dupla de zaga muito exposta para contra-ataques. Resumindo: mesmo tendo os melhores da posição, a defesa do Brasil também é das melhores. Já as seleções europeias são mais consistentes. Defesa forte, meio-campo forte e ataque forte. Não consigo ver em qualquer uma das seleções da Europa que passaram de fase com um ataque sensacional e uma defesa fraca.

Outro ponto debatido foi a Costa Rica. Todas as opiniões são que a seleção surpresa dessa Copa pare na Holanda. Mas tenho total convicção que a Holanda vai passar trabalho. Hoje os costarriquenhos não desempenharam um bom futebol porque a Grécia não sai para o jogo. Ela é uma seleção muito paciente. Espera para jogar no erro, diferente de Itália e Uruguai. A Holanda vai buscar o jogo e por isso vai dar espaço para a Costa Rica. Promessa de um grande jogo e não tão fácil assim para os holandeses.
*Carlos Rauen é acadêmico de Jornalismo, repórter da TV Litoral Sul e um latente apaixonado por futebol. Nesta Copa do Mundo acompanha dois jogos e narra todas as percepções do Mundial no "Diário da Minha Copa".
+ Esportes
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas