logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Esportes | 20/07/2012 | 09:11

Vencendo barreiras por meio do esporte

Especial de Samira Pereira, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

Fernando Fols tinha todos os motivos para desistir da vida. Poderia reclamar e não seria contrariado; gritar, que ninguém contestaria. No entanto, ele optou por outro caminho e encontrou no esporte um meio de superar a dor e passar por cima de diversas barreiras. Há cinco anos, o içarense, que hoje tem 35 anos, foi dar um mergulho raso, bateu com a cabeça no chão e acabou sofrendo uma lesão medular. Por conta disso, ele não tem mais os movimentos nos membros inferiores e perdeu parte dos superiores. A adaptação foi muito difícil, mas tudo mudou quando ele percebeu que podia aliar as dificuldades ao esporte.

“Eu comprei uma bicicleta adaptada e há um ano estou treinando paraciclismo. Em outubro vou participar da primeira prova, em Itajaí, que faz parte da Copa Brasil. Estou treinando intensamente para ver se trago uma medalha para Içara”, conta. Fernando, que é aposentado, passa parte do dia andando pelas estradas nas proximidades do seu bairro. Ele acredita ser o único do Estado a ter este tipo de veículo. “Pelos contatos que tenho, não conheço outra pessoa que pratique esse mesmo esporte, nem tenha uma bicicleta como a minha”, conta ele, orgulhoso.

Para o içarense, o esporte foi fundamental na aceitação da perda dos movimentos. “Depois que comecei a praticar essa atividade, minha vida mudou. Foi um jeito de superar a lesão e o momento mais difícil pelo qual já passei na vida. Além disso, consigo fortalecer os membros superiores para fazer a transferência da cama para a cadeira, por exemplo”, destaca. O atleta, que é casado e tem três filhos, está buscando patrocínio para as próximas provas de paraciclismo. Caso haja interesse em ajudá-lo, o telefone de contato é: (48) 3432-0414 ou (48) 9995-7648.


Outros destaques da edição 8547 do Jornal da Manhã:

» SEGURANÇA: Frei é denunciado pelo MP por estupro de vulnerável

»GERAL: Câmara contesta Pavitotal, e prefeitura apresenta números