Canal Içara

Canal Içara

12 de agosto de 2020 - 03:04
Cotidiano »
Fundai expõe minhocário na praça
08/06/2013 às 11:39 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
As ações realizadas em defesa da natureza, distribuição de plantas, visitas ao horto e a conscientização sobre atitudes que ajudam a preservar o planeta pautaram a Semana do Meio Ambiente em Içara. Entre os modelos apresentados pela Fundação do Meio Ambiente para a sustentabilidade do planeta, o que mais chamou atenção foi o minhocário. O exemplo ficou em exposição na Praça São Donato desde quarta-feira até este sábado, dia 8.

O processo de formação de húmus indicado pela Fundai é adaptável. O tamanho varia conforme a produção de lixo orgânico e o espaço disponível. O sistema é dividido por caixas sobrepostas. Na primeira fica todo o chorume para ser aproveitado na irrigação de plantas. Já a partir do segundo recipiente podem ser colocados então os alimentos que virarão adubo.

“Deve-se evitar alimentos ácidos”, também indica o fiscal da Fundai, Múcio Carlos Bratti. Ainda segundo ele, o ideal é acrescentar um pouco de terra fértil para que as minhocas possam se alojar até se espalharem pelo resto da caixa. Outra recomendação é colocar a mesma quantidade de material orgânico de jornal picado. "O papel ajuda a neutralização dos odores", explica.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias