logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Eleições 2020: idosos considerados grupo de risco representam 18,87% dos eleitores de Içara

Içara tem 7.657 eleitores com 60 anos ou mais

Compartilhar:

Içara tem 7,27% dos eleitores com 70 anos ou mais. São ao todo, 2.950 idosos que não terão a obrigação de votar em 2020. É um número que poderá impactar diretamente nas abstenções da eleição municipal devido a recomendação de isolamento social dessa parcela da população. O grupo de risco da covid-19 inclui ainda pessoas com 60 anos ou mais. Neste caso, aumenta para 7.657 pessoas, ou seja, 18,87% dos eleitores da cidade. Seria mais do que as abstenções de 2016, quando 5.134 (13,16%) eleitores não compareceram as urnas.

O Tribunal Superior Eleitoral já estuda aumentar o período de votação em uma hora, das 8h às 18h. A expectativa é que a medida possa diluir as filas. Além disso, o TSE propõe que os idosos votem preferencialmente das 8h às 11h. A definição de horário e fluxo de votação por faixa etária ocorrerá a partir de estudos do Setor de Estatística do Tribunal e por uma consultoria externa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O pleito de 2020 será no dia 15 de novembro e, nas cidades com segundo turno, também em 29 de novembro, neste ano, sem o uso de biometria para evitar o contato. Uma consultoria sanitária trabalha atualmente na elaboração do protocolo de segurança. Sobre a realização de campanhas de rua e comícios, diante da diversidade de cenários da pandemia no país, a questão será definida pelos municípios, que são os responsáveis pelas regras de comportamento de distanciamento e isolamento social.