logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

“Içara não pagará obras de outro município”

Compartilhar:

Encerrar o convênio com Içara e dar início a um novo com o apoio do Governo do Estado. Essa foi a solução encontrada para o impasse no projeto que prevê a continuidade da pavimentação da Estrada Geral da Barra Velha. A conversa foi retomada na terça-feira, dia 29, quando o prefeito Décio Góes esteve em Florianópolis, na sede da Casa Civil, onde foi recebido pelo secretário Nelson Serpa. Também estavam presentes alguns vereadores, o prefeito de Içara Murialdo Gastaldon e o Secretário de Desenvolvimento Regional Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro.

Sobre o convênio maior e mais importante, cujo impasse jurídico impedia a continuidade da pavimentação da estrada da comunidade de Barra Velha, a saída será a conclusão do trecho que já foi iniciado, o posterior encontro de contas com a prefeitura de Içara. A entrada de um novo convênio será dada em seguida, com o apoio do Governo Estadual, conforme assegurado no encontro.

Todavia, de acordo com o vereador Mauri Joventino Viana (PMDB), os moradores não ficaram otimistas com o resultado da reunião. “Nós vimos um esforço muito grande dos secretários. Mas, entre os prefeitos, não houve um consenso e ficamos sem nenhuma reposta. Já estamos há mais de seis meses engalhados nesse assunto e sempre se chega ao mesmo motivo: a prefeitura de Içara não quer pagar a contrapartida”, pontua.

O presidente da Associação de Moradores de Barra Velha, Valdeli José Ferreira, que também participou do encontro, diz que a população foi, mais uma vez, desestimulada. “Não houve interesse dos prefeitos em se chegar a um acordo. Içara tem que pagar mais de um milhão de reais para que seja feito um novo convênio, mas o Murialdo disse que não tem esse dinheiro. Agora temos que ver de que forma irá agir o prefeito do Rincão”, destaca.

Inúmeras reuniões já foram realizadas com representantes do Estado para tratar sobre o assunto. Os moradores já chegaram a fechar a rua por duas vezes como forma de protesto. O prefeito Décio Góes, já esteve, inclusive, com o governador Raimundo Colombo, que garantiu apoio ao convênio. Já o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, deixou claro que a administração não irá desembolsar tal valor.

“Içara não vai pagar obra nenhuma de outra cidade. Não é que não haja acordo, mas temos diversas ruas aqui no nosso município para serem pavimentadas e não existe lógica pagarmos para outro município. De quem é a responsabilidade agora eu não sei, mas a prefeitura de Içara não tem motivos para pagar essa obra”, completa.