logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Aulas do Proerd são retomadas em Içara

Ao longo do ano, serão atendidos cerca de 700 alunos, na faixa etária entre 10 e 11 anos, em 20 escolas

Compartilhar:

Suspensas em 2020 em razão da pandemia e aplicadas de forma experimental em algumas escolas no segundo semestre do ano passado, quando ainda era adotado o sistema híbrido, as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foram retomadas no Estado. A meta da Polícia Militar é atender todas as unidades educacionais que possuem o quinto ano do ensino fundamental.

“O Proerd é um programa educativo consolidado no estado de Santa Catarina e de fundamental importância para as crianças da faixa etária atendida. Quanto mais cedo as crianças e suas famílias receberem as informações adequadas quanto ao uso de drogas e suas possíveis consequências, melhor será seu posicionamento frente aos desafios vivenciados na adolescência e juventude”, entende a secretária de Educação de Içara, Rose Reynaud.

No município será atendido um total de 33 turmas, distribuídas em 20 escolas, sendo 11 municipais, oito estaduais e uma particular. “Serão assistidos durante o ano aproximadamente 700 alunos, na faixa etária entre dez e 11 anos”, explica o soldado Vagner da Silva Silveira, instrutor exclusivo do Proerd no município, ao lado do soldado Roni Domingos da Rosa.

“Contamos com cinco policiais instrutores habilitados, sendo que dois desses são exclusivos. O programa é desenvolvido em Içara desde 2001, formando aproximadamente 17,5 mil alunos nesse período”, ressalta Vagner.

As 22 primeiras turmas iniciaram as aulas nesta semana e as demais serão atendidas a partir de agosto, contando ao todo com dez encontros por turma em cada semestre. As crianças que participam recebem camisetas e certificados, fornecidos pela PM ao término do programa. “Este ano não vamos fazer um grande evento e sim formaturas por turma, nas escolas, porque a pandemia não acabou e existe um protocolo a seguir”, justifica o militar.

Sobre o Proerd

Em 2022, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Santa Catarina, completará 24 anos de implementação. Nesse período, atingiu a marca de 1.545.428 alunos formados no currículo do quinto ano.

Com o objetivo de oferecer prevenção primária a 100% dos municípios catarinenses, ampliando o atendimento e levando o programa a mais escolas, a PMSC, através do Centro de Treinamento do Proerd, planeja investir na formação de novos policiais instrutores, realizando cursos de formação.