logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Bloqueio de telefones irregulares deverá ser implantado a partir de julho

Compartilhar:

O conselho diretor da Anatel deverá analisar novamente a proposta do sistema de bloqueio de telefones irregulares no país. Entre os pontos que precisam ainda de análise está o prazo de implantação. A atual perspectiva é que os clientes sejam avisados pelas operadoras a partir de julho. Somente depois de 75 é que poderá ocorrer então o corte. Conforme divulgado pela agência, o bloqueio será realizado aos celulares que não tenham certificação da Agência e IMEI válidos.

IMEI é uma sequência de números que identifica o celular listado no banco de dados do organismo internacional de que reúne as empresas de telefonia móvel, a GSMA.
O projeto do bloqueio de celulares faz parte de um estudo conjunto da Anatel, operadoras de telefonia móvel e Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica (Abinee). Uma das preocupações das empresas é que deverá haver uma grande demanda dos usuários nas centrais de atendimento e, por isso, há necessidade de treinamento dos funcionários.

O bloqueio será mais uma medida do projeto Siga. Um das ações que já está em funcionamento é o da utilização do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas. As próprias polícias podem cadastrar no CEMI o aparelho furtado ou roubado. A vítima não precisa informar o IMEI do aparelho e basta apenas o número de telefone.