logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Bombeiros formam primeira turma avançada

Compartilhar:

O parto de Mateus Medeiros Soares não foi fácil. Ele nasceu em casa com o cordão umbilical enrolado no pescoço. A garantia de vida foi dada pela rápida e eficiente ação do Corpo de Bombeiros de Içara. Pela participação no salvamento do garoto há 10 anos e todo o empenho demonstrado ao longo deste tempo, o bombeiro comunitário Wagner da Silva foi promovido a sênior nesta sexta-feira, dia 24. Outros 24 voluntários se formaram para também ajudar a salvar vidas.

"Entrei em 2004 pela vontade de fazer algo pela minha comunidade. Gosto de ajudar o próximo", relata Wagner. "Já participei de três partos. Mas aquele foi o mais complicado", lembra também o sargento Joaci Marques. Ambos receberam o menino no cerimonial realizado no Sest/Senat, em Criciúma. Em retribuição ao voluntariado, o nível de graduação júnior foi elevado ainda para Arlene dos Santos, Cristiano Silveira, Luiz Henrique Serafim, Morgana da Silva Zago, Rafael Marques Rocha e Renata Pereira Viana.

“Hoje tivemos um incêndio no Centro em que houve a rápida atuação dos bombeiros. É nestas situações que observamos a responsabilidade desta função”, enaltece o presidente da Associação de Bombeiros Comunitários, José Dionísio Cardoso. “Para ser um bombeiro comunitário avançado, os formandos investiram 315 horas. É uma responsabilidade não apenas para eles, mas para todos os içarenses”, enaltece o prefeito em exercício, Sandro Giassi Serafin.

Os formados no curso avançado cumprirão pelo menos 24h de serviço ao mês com no mínimo 4h ao dia. Desde 2002, o batalhão de Içara já formou 160 voluntários. Dentre eles, cerca de 55 ainda contribuem com os serviços. “Salvar vidas é o alimento que dá aos bombeiros o prazer de servir”, enaltece o subcomandante de Santa Catarina, coronel Gladmir Murer. A formação da primeira turma avançada teve a participação também de representantes da Acii, CDL, Secretaria de Cidadania e Justiça, Secretaria de Desenvolvimento Regional, além do deputado federal Ronaldo Benedeti (PMDB), comandante regional tenente-coronel Lázaro Santin e empresários colaboradores.

Confira mais 20 imagens
Lucas Lemos
Lucas Lemos
Lucas Lemos