logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Câmeras inteligentes auxiliam trabalho de vigilância da PM

Equipamentos são capazes de identificar irregularidades nos veículos pelas placas

Compartilhar:

Novas câmeras de monitoramento com sistema LPR (License Plate Recognition) já estão em atividade em Içara. Os equipamentos permitem a identificação automática de irregularidades, veículos roubados e foragidos. Por isso, não é necessário um profissional atrás das telas. “O sistema manda instantaneamente as mensagens com os veículos irregulares e encaminha para um aplicativo que o policial acessa de onde estiverem. Mas para as câmeras que não possuem tecnologia ainda precisamos de um profissional para acompanhar as imagens. Estamos buscando uma parceria com a prefeitura para que seja cedido um agente de trânsito", reforça o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Moreno.

Hoje são 35 câmeras que ficam com as imagens centralizadas na sede da Polícia Militar do município. “Felizmente os nossos índices de furtos e roubos de veículos estão bem baixos. Estamos conseguindo utilizar as câmaras para o trânsito, fazendo abordagem de veículos suspeitos. No sistema podemos ainda buscar por placas que estamos investigando e as câmeras fazem esse mapeamento e nos informam os trajetos dos carros. Estamos vendo uma adesão muito forte das cidades da Amrec na instalação dessas câmeras", conta o comandante.

Participação popular

“Sempre esperamos mais efetivo, mas não podemos reclamar, a atuação do efetivo que possuímos tem sido muito salutar. Eu não me preocupo com o efetivo, mas sim com índices de criminalidade, com a segurança das pessoas”, ressalta.

“Pedimos para a população que se mantenha alerta, participe dos programas como a Rede de Vizinhos, os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), informe a Polícia Militar de situações suspeitas. A participação comunitária da população nos últimos anos vem suprindo uma eventual falta de efetivo", pontua.