logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Chamada de aprovados abre caminho para novo concurso na Polícia Civil

Os 301 agentes e 92 escrivães nomeados devem tomar posse em 24 de junho e iniciar o curso preparatório três dias depois

Compartilhar:

O chamamento final da relação de aprovados no concurso público de 2017 abre caminho para a realização de novo concurso na Polícia Civil de Santa Catarina. Na avaliação do delegado regional, Vitor Bianco Junior, a incorporação desses policiais, junto com possibilidade do novo certame, são ações fundamentais para a recomposição do efetivo policial na região.

“Nós temos boas estruturas físicas, viaturas, estamos entregando pistolas Glock que foram adquiridas para a Polícia Civil, mas enfrentamos esse grande gargalo. A falta de efetivo não é um problema de hoje. Desde que assumimos a função, em janeiro de 2019, estamos pedindo o incremento de policiais”, ressalta o delegado.

A região tem atualmente 144 policiais civis em serviço, ou seja, a proporção é de um policial para cada 3.103 habitantes, quando o ideal seria um para cada 1 mil habitantes. “Esses números estão abaixo de outras regiões e, para igualar, teríamos que ter entre 225 a 267 policiais. Em 2020, fizemos um pedido de mais 75 policiais. Foram enviados 13 e já houve a saída de quatro. Ainda há um processo promocional em andamento, com a perspectiva de 18 aposentadorias na região”, acrescenta.

Preparação

A nomeação de 301 agentes e 92 escrivães para a Polícia Civil já foi publicada no Diário Oficial do Estado e a posse dos nomeados está programada para 24 de junho. As aulas do Curso de Formação Inicial deverão começar três dias depois, na Acadepol, em Florianópolis. Serão em torno de seis meses de preparação, antes de ser incorporados.

Ainda não há definição de quantos policiais serão encaminhados para cada região. “Esses policiais viriam apenas no final do ano e ajudariam a amenizar a falta de efetivo, mas o ideal seria a realização de um novo concurso para a recomposição do quadro”, defende Vitor Bianco Junior.