logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Ciberataques a dispositivos móveis crescem 124% em março

Compartilhar:

Os ataques phishing contra dispositivos móveis mais que dobraram no último mês no Brasil. Conforme o levantamento da Kaspersky, de fevereiro a março a empresa de cibersegurança detectou aumento de 124% neste tipo de golpe. O crescimento é atribuído diretamente às mensagens maliciosas no WhatsApp aproveitando-se da pandemia para o download de aplicativos que remuneram os autores em programas de afiliação ou roubam os dados pessoais da pessoa para usá-los em outros ataques.

“Os cibercriminosos adaptam seus golpes diariamente e mandam mensagens bastante convincentes. No mesmo dia que o governo anunciou o auxílio emergencial, vimos mensagens maliciosas circulando no app de mensagem. Eles se aproveitam da ansiedade da população”, afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini. O especialista acrescenta ainda que adoção repentina do trabalho remoto aumentou a ação dos cibercriminosos e a exposição das empresas.

Não seja vítima de phishing!

- Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho.
- Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos. Para isso, pressione o link até copiá-lo e cole-o no bloco de notas ou no WhatsApp para revisar o endereço do site.
- Verifique se a mensagem é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização – ou os perfis nas redes sociais.
- Se não tiver certeza de que o site é real e seguro, não insira informações pessoais.
- Use soluções de segurança confiáveis no celular.