logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Conheça os golpes mais comuns e saiba como evitar

Procon de Içara divulgou as ocorrências mais comuns de 2023

Compartilhar:

E-mails falsos em nome do Procon; mensagens de empréstimo consignado; venda de veículos com antecipação de valores via PIX ou depósito; vendas por aplicativos sociais (Facebook, Instagram, etc); boletos emitidos por sites piratas; pedidos de ajuda com doações via PIX ou vaquinha virtual; ligações se passando por gerentes de bancos; além de golpe da violação do aplicativo do banco. Estes foram os golpes mais aplicados em 2023 conforme o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

“Quando se trata da Internet, todo cuidado é pouco. Desconfie de perfis que vendem produtos com preços muito abaixo do valor de mercado, seja através de ofertas pelo e-mail ou até mesmo pelo Instagram. Verifique se a loja tem site e leia as considerações deixadas por outros clientes”, afirma o coordenador municipal do Procon, José Silvano. As ocorrências mais comuns durante 2023 foram divulgadas para alertar os consumidores.

Outro cuidado a ser tomado é, em hipótese alguma, repassar informações pessoais por telefone e jamais obedecer às ordens de alguém que vier a se apresentar como um representante ou gerente do banco ou instituição financeira. “Pesquise sobre o modus operandi. Na maior parte das vezes o golpe já está manjado e existem diversas matérias na internet alertando. Desconfie sempre de links suspeitos também. Dinheiro fácil não existe”, pontua José.

Fui vítima, e agora?

Caso tenha sido vítima de uma fraude – o produto não foi entregue, ou esteja com qualidade inferior ao descrito pelo vendedor – a orientação é procurar os canais de proteção ao consumidor. O Procon de Içara fica localizado no Paço Municipal Ângelo Lodetti, com atendimento presencial das 8h às 12h e das 13h às 17h. O contato pode ser realizado também pelo telefone (48) 3432-5299 ou e-mail procon@icara.sc.gov.br.