logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Conscientize-se: queimar lixo é crime!

Compartilhar:

Com o verão cada vez mais próximo o número de queimadas aumenta e causa prejuízos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde, afinal, mesmo para quem não tem problemas respiratórios, como bronquite, renite e asma, esse tipo de poluição arcaica pode trazer consequências. O fato é que queimar lixo não é apenas um costume trazido pelos avós, que não raras às vezes o faziam para se livrar de um problema, mas, também, crime ambiental.

A Lei 9.605/1998 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, ou, popularmente conhecida como a Lei de Crimes Ambientais nunca esteve tão atualizada. Ela penaliza, inclusive, pessoas jurídicas (empresas). Para aplicação da pena deve ser levado em consideração alguns fatores como a gravidade do fato, os antecedentes e, em caso de multa, a situação econômica do infrator.

É importante evoluirmos também nesse quesito. Que possamos aprender e entender que queimadas não nos livram de entulhos e sim tornam-se um problema a mais. Façamos com que a norma legal que nesse ano completou dezoito anos saia de sua juventude e se torne apenas história para as gerações futuras que irão achar graça nessa “cultura” que lamentavelmente insistimos em manter.