logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina dá adeus a cão Barney

Compartilhar:

Homenagens e emoção marcaram a despedida do cão Barney, de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de SC, nesta segunda-feira, 6, em São José. O cão, tutoreado pelo soldado Luciano Warth Rangel, morreu na última sexta-feira, 3, em missão de busca em um rio de Içara. “Este é um momento triste, mas também de reconhecimento e homenagem ao trabalho dos militares com os cães da corporação", afirmou comandante-geral do CBMSC, coronel Edupércio Pratts.

Conforme o subcomandante-geral do CBMSC, coronel BM, Charles Alexandre Vieira, anunciou que um novo filhote de labrador será deslocado dos Estados Unidos para ser treinado pelo soldado Rangel em reconhecimento ao excelente trabalho prestado pelo bombeiro e cinotécnico.

Entre as homenagens recebidas, Barney foi lembrado pela soldado Andreza Amorim Moraes, veterinária da instituição, que o acompanhou desde filhote, como um excelente cão, amigável, alegre e brincalhão. “Eles já vêm prontos, cheio de amor. Nós aprendemos muito com os cães”, declarou.

No Corpo de Bombeiros Militar, a dupla de bombeiro e cão de busca é chamada de binômio. A partir do momento que o condutor assume a função, após ser certificado como cinotécnico, passa a conviver 24h com o cachorro, com treinamentos diários inclusive aos finais de semana.

Barney atuou em diversas missões, entre elas, a que rendeu homenagens e destaque, neste ano de 2019, em Brumadinho. O cão de três anos era acompanhado pelos veterinários do CBMSC e estava saudável. Desde a morte, o soldado Rangel está recebendo da corporação o suporte psicológico necessário.