logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Defesa Civil de Içara recebe mapa de risco do município

Compartilhar:

Os locais de risco em Içara já estão mapeados. “Não temos áreas de deslocamento de massa aqui na cidade. Nosso principal risco são alagamentos e enchentes”, destaca o agente da Defesa Civil de Içara, Nazareno Borges. “A identificação dos riscos permite que tracemos ações preventivas e emissão de alertas mais precisos protegendo a vida da população”, indica ainda o coordenador do órgão, Nestor Brunel.

O mapeamento foi baseado na metodologia desenvolvida com o governo japonês no Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres e Modelagem de Suscetibilidade (Gides). A entrega do documento foi realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Florianópolis na terça-feira, dia 5. Todos os 295 municípios catarinenses fizeram parte do estudo.

“A ideia é que o projeto atenda demandas que vão além da Defesa Civil do Estado, com o uso pelo municípios e outras áreas de planejamento e gestão territorial”, disse o engenheiro cartográfico da Secretaria de Estado do Planejamento, Thobias Leôncio Rotta Furlanetti. Ao todo foram investidos R$ 4,7 milhões. Santa Catarina é o primeiro estado com diagnóstico completo sobre as áreas suscetíveis, por exemplo, a deslizamentos, quedas de blocos e inundações.