logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Engenharia Social: saiba melhor o que é

Compartilhar:

Você sabe o que é engenharia social? Não é um novo curso superior ou técnico. São macetes muito utilizados por criminosos para roubar empresas e pessoas. Trata-se de um risco constante para quem não está atento aos perigos da Internet e telefonia.

Para executar a engenharia social, é necessário conhecer o mínimo da vítima, a empresa ou somente contar com a sorte. Um exemplo comum é aquelas ligações de pessoas sequestradas com qualquer mulher gritando e pedindo socorro.

No mais famoso golpe, em momento algum fala-se o nome da mulher, somente dizem que é sua mãe, prima ou tia. No desespero as vítimas passam então informação sem perceber que é uma armadilha para obter dinheiro através de depósito ou transferência bancária.


Evite riscos em casa ou trabalho

1. Evite discutir projetos do trabalho em ambientes informais. Nunca se sabe quem pode estar ouvindo ou mesmo se seus colegas são capazes de manter segredo;

2. Cuidado ao telefone. O hacker Kevin Mitnick ficou famoso nos anos 80 por aplicar golpes via telefone. Hoje, é fácil se passar por um profissional de suporte de uma empresa para pegar informações com funcionários. Muitos chegam a pedir senhas via telefone alegando os mais diversos motivos.

3. Tome cuidado ao abrir e-mails, apresentações e relatórios. Confira sempre se o endereço de e-mail é realmente oficial ou de seu conhecimento.

4. Não anote informações importantes e depois deixe exposta em locais onde tenha circulação de pessoas que podem ter algum interesse no conteúdo.