logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Evite ser enganado no final de ano

Compartilhar:

Com o final de ano e o Natal surgem também oportunidades para os golpistas se aproveitarem do espirito festivo. Para não cair em nenhum golpe, é sempre necessário ficar atento. Fique ligado e boas festas!

Mensagens de confraternização
As mensagens enviadas no formato de imagem com lindas frases e desenhos bonitinhos são uma das formas de demonstrar nossos sentimentos para outras pessoas. Com o Whatapp e as redes sociais essas imagens se multiplicam exponencialmente. Mas cuidado ao abrir ou fazer o download de um arquivo com extensões .EXE ou .DLL, principalmente de pessoas desconhecidas ou com links suspeitos. Na dúvida não facilite, apague a mensagem.

Phishing beneficente
Outra tradição nessa época são as doações, correntes e campanhas de arrecadação em nome de diversas entidades ou organizações. Em casos de dúvidas não saia clicando nos links e muito menos efetuando depósitos bancários. Entre em contato com a organização para confirmar o contato na Internet e, se você morar perto, é bom fazer uma visita.

Pedido efetuado com sucesso
Normalmente em nome de uma loja famosa, você recebe um e-mail informando que seu pedido foi concluído com sucesso ou em alguns casos houve algum problema no processamento do pedido. Se você não efetuou nenhuma compra, nem abra o e-mail, mas, se por coincidência você comprou nessa loja, certifique-se de que os links mostrados no site são da loja oficial e não contenha as extensões .EXE, .BAT .DLL.

Seja “amigo” de um cibercriminoso
Nas redes sociais para algumas pessoas o que mais importa é ter muitos amigos. Acaba virando uma competição e adicionam todo mundo que manda convite, mas cuidado que nem todos querem ser seus amigos, principalmente aqueles que não tem nenhum amigo em comum com você. Como hoje em dia é fácil fazer um perfil falso qualquer criminoso pode ser passar por um “amigo” com boas intenções.

Fique em dias com seus documentos
E não custa lembrar que órgãos federais, estaduais e municipais não enviam e-mails informando que você esta com problema no seu CPF, RG, Carteira Nacional de Habilitação, Titulo Eleitoral, INSS ou bancos, exceto se você fez algum cadastro dentro da instituição, mas o que normalmente não acontece, então sempre verifique as URL ou link dos e-mails. Essa é uma das formas mais práticas de identificar uma tentativa de roubo de informações.