logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

FGTS: cuidado com os cibercriminosos

Compartilhar:

A oportunidade inicialmente de 4,8 milhões de brasileiros nascidos nos meses de janeiro e fevereiro receberem o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) garantiu espaço também aos cibercriminosos. Eles usam sites falsos, e-mails maliciosos e posts em redes sociais. Tudo com o objetivo de distribuir trojans bancários, alterar o roteador da vítima e assim roubar dados pessoais.

Conforme alerta emitido pela Kaspersky Lab, os primeiros ataques se deram através de mensagens de e-mail com links para arquivos maliciosos. Pelas redes sociais foi anunciada também a possibilidade de transferir dinheiro das contas inativas do FGTS para outros bancos, quando na verdade um script malicioso tentaria alterar os DNSs do roteador da vítima durante o acesso, configurando assim redirecionamentos maliciosos para sites falsos de bancos.

A empresa de segurança chama atenção também para o risco em aplicativos não oficiais, especialmente para smartphones Android, presentes na loja do Google Play e que prometem a possibilidade de visualizar o saldo da conta, porém para isso é pedido o número do PIS/PASEP e a senha de acesso dos sites oficiais da Caixa. “A possibilidade de que os dados possam ser usados em golpes é bastante alta”, comenta o analista de segurança Thiago Marques.