logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Içara recebe certificação nacional por apoio à ressocialização

Compartilhar:

A limpeza urbana de Içara representa uma nova chance para apenados do regime semiaberto do Presídio Santa Augusta de Criciúma. “Precisamos de oportunidades como essa para mostrarmos nosso valor e dignidade. Quando encerrar minha pena, quero continuar trabalhando, mostrando que a recuperação é possível”, afirma um 13 participantes do projeto, nesta quinta-feira, reconhecido com a Certificação de Responsabilidade Social Resgata. A entrega foi realizada pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), em Brasília.

“O trabalho ofertado é uma oportunidade educativa e produtiva. É importante reconhecer este tipo de iniciativa para incentivar que mais empresários e órgãos públicos realizem este tipo de parceria”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). Içara é o único município de Santa Catarina com a certificação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mas o modelo aplicado na cidade é semelhante ao da Penitenciária de São Cristóvão do Sul, no Oeste Catarinense.

De acordo com o diretor de obras de Içara, Samuel Matiola, o município paga o salário mínimo nacional por mês a cada participante, fornece equipamentos de proteção e transporte. Do valor repassado, 25% é destinado ao Governo para a manutenção do apenado no sistema prisional; 25% à família do detento; 25%, dependendo da decisão judicial, vai para a família/estabelecimento que foi causado dano moral e 25% vai para o detento, que contará com uma poupança ao retornar à sociedade.

“A alimentação, uniforme e o acompanhamento dos detentos na cidade são de responsabilidade do Estado. O grupo é acompanhado por um agente penitenciário. Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h eles realizam os trabalhos. As regras para estarem nas ruas são as mesmas de dentro da unidade prisional”, explica. “A expectativa é que contratemos novos apenados em virtude do volume de trabalho. Com uma equipe maior, atenderemos as demandas com mais rapidez”, adianta.