logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Incêndios em vegetações já ultrapassam registro total do último ano

Compartilhar:

A cada três dias, pelo menos dois incêndios em vegetação foram registrados neste ano. Essa é a média de atendimento do Corpo de Bombeiros de Içara em 2020. Com mais de 100 ocorrências registradas até agora, o número já ultrapassa toda a estatística do ano anterior, quando haviam sido 88 casos. Na análise regional os números são também de alerta. Em todo Batalhão de Criciúma, de janeiro a maio de 2019, foram 200 ocorrências enquanto que no mesmo período de 2020 foram mais de 800, ou seja, a incidência está quatro vezes maior.

"Grande parte tem causa humana direta, ou seja, são as pessoas que colocam fogo para limpar o terreno ou livrar-se do lixo. Isso ocupa, muitas vezes, a corporação desnecessariamente, pois o tempo de resposta é prejudicado para outras ocorrências, por exemplo, resgates veiculares ou mesmo incêndios em edificações. Além disso, há também a questão da poluição da região", alerta o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Renan Silvério Fernandes.

O incêndio em vegetação é crime. Conforme a lei 9.605/1998, pode gerar reclusão de um a quatro anos. Também é passível de multas administrativas de R$ 5 mil a R$ 50 mil. “A Polícia Militar Ambiental ressalta que a falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos criam condições ideais para a formação e a propagação de incêndios em vegetação. E todos esses fatores climáticos, associados às ações humanas ilegais, afetam não só o meio ambiente, mas também a saúde humana”, indica, em nota, a corporação.

“Diante deste cenário e gravidade do fato, a Polícia Militar Ambiental irá intensificar a fiscalização e orienta a população e os agricultores para que não pratiquem essa conduta ilícita e busquem as formas corretas para realizar a limpeza das lavouras para novos plantios”, acrescenta. Em caso de queimadas, além do contato com o Corpo de Bombeiros para o controle dos incêndios, a indicação é também denunciar. A Polícia Militar Ambiental mais próxima fica em Maracajá e pode ser acionada pelo telefone (48) 3529-0187. Já a Fundação do Meio Ambiente de Içara pode ser contatada pelo WhatsApp (48) 98801-6488.