logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Investigação aponta recrutamento no Rincão

Compartilhar:

A união de esforços entre delegacias de comarcas do Sul catarinense resultou na desarticulação de uma organização criminosa que atuava em diversas cidades da região. Com apoio da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic) e 120 policiais civis, oito pessoas foram encaminhadas ao Presídio Santa Augusta e 32 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Criciúma, Balneário Rincão, Maracajá, Porto Alegre (RS) e Alvorada (RS).

Durante a Operação Clínica Geral, a Polícia Civil houve apreensão de material explosivo em um sítio no bairro Pinheirinho, supostamente, utilizado para reunião da organização. O proprietário não foi localizado, contudo há um mandado de prisão ativo contra ele. “Ele já era investigado por fornecer materiais explosivos a quadrilhas em outros inquéritos”, indica o delegado da Divisão de Investigação Criminal de Criciúma, André Milanese.

Conforme o delegado de Içara, Rafael Iasco, as investigações iniciaram no final do último ano devido a guerra entre criminosos. “Cada delegacia fazia a investigação de forma separada. Foi então que juntamos as investigações e houve uma força tarefa”, comenta. A suspeita é que a quadrilha possa ser responsável por ao menos 50 crimes em várias cidades. Na lista há assaltos a residências, comércio, homicídios e explosão a caixas eletrônicos.

“A investigação iniciou por um tipo específico de crime e acabou-se chegando a uma organização criminosa que atua nas diversas frentes”, comenta o delegado da Deic, Anselmo Cruz. Dos mandados de prisão temporária, seis foram cumpridos em Criciúma e Balneário Rincão. Outros dois criminosos, entre eles o líder da organização, foram encontrados em Porto Alegre e detidos com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O líder da organização residia em Alvorada e há três anos recrutava pessoas em Balneário Rincão para a organização.