logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Novo modelo da CNH tem dispositivos de segurança, permite inclusão de nome social e filiação afetiva

Troca do documento será de forma gradativa

Compartilhar:

Já está em vigor o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança tem o objetivo de alinhar a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações. O documento teve alteração das cores, que agora é predominantemente amarela e verde. Da mesma forma, tem desenhos dos veículos dos quais o condutor pode dirigir.

O novo modelo conta com padrões de segurança contra falsificações, tinta especial fluorescente, bem como itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento. Abaixo da tabela de categorias está ainda o quadro de observações para informar restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, por exemplo.

O condutor que quiser pode incluir na nova CNH o seu nome social e filiação afetiva. A inclusão do nome social na CNH pode ser feita somente para quem tem o nome social na carteira de identidade. A troca do documento será de forma gradativa na renovação da CNH; inclusão de uma categoria; troca devido a algum erro entre os dados impressos e solicitação da segunda via do documento.