logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

NTC amplia vistorias em transporte escolar

Compartilhar:

É normal ver empresas que levam alunos de casa para a escola e depois o caminho inverso. Mas para que se mantenha a segurança das crianças e adolescentes, os prestadores de serviço precisam seguir normas rígidas. “Hoje, existe a necessidade que esses veículos passem por uma vistoria do Núcleo de Trânsito de pelo menos de seis em seis meses. É uma vistoria para ver se os veículos apresentam o mínimo de condições, atendendo as normas, como, por exemplo, a existência dos cintos de segurança, do tacógrafo, da iluminação, entre outros itens primordiais, além, claro, da faixa que indica o transporte escolar”, comenta o coordenador do Núcleo de Trânsito e Circulação (NTC) de Içara, Eduardo de Mello.

“Antes, era complicado de a gente realizar esse tipo de vistoria, porque não tínhamos uma equipe suficiente para a realização do trabalho. Agora, o Núcleo de Trânsito conta com alguns agentes que podem fazer isso e os veículos devem passar pela vistoria de forma semestral”, afirma. A primeira vistoria do ano foi realizada entre janeiro e fevereiro. A segunda está planejada para que ocorra entre os meses de junho e julho. “Antes, as vistorias ficavam basicamente com o transporte escolar da prefeitura. Agora, fizemos em todos”, coloca.

“Os agentes de trânsito estão em visita aos colégios e abordando os condutores, para ver se a empresa tem todas as autorizações necessárias, que a última é a da vistoria, e o motorista tem o curso de capacitação para transporte de crianças”, afirma. “Pesquise bastante sobre a empresa que vai realizar o serviço, saiba do histórico dela, converse com outras pessoas para saber se realmente é boa e se pode atender as expectativas”, recomenda o coordenador de Transportes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Júnior Dapper.