Canal Içara

Canal Içara

30 de setembro de 2020 - 05:58
Segurança »
Operação Verão inicia nesta quinta-feira
19/12/2019 às 09:15 | Especial de Erik Borges, do Jornal Nosso Rincão
Marcos Selinger [Jornal Nosso Rincão]
A Operação Verão Santa Catarina 2019/2020 inicia nesta quinta-feira, dia 19, em todo o estado. Dessa forma, todos os órgãos de segurança pública estarão empenhados em intensificar os trabalhos em municípios que recebem turistas na alta temporada, principalmente no litoral. “A intensificação não se dá apenas no local onde há uma concentração maior de pessoas, como ocorre em Balneário Rincão na alta temporada. A intensificação acontece durante todo o caminho em que a população percorre para chegar à praia”, explica o comandante do posto da PMRv de Cocal do Sul, sargento Dalnei Ribeiro.

Cada posto da PMRv terá o reforço de, no mínimo, uma guarnição. “Isso acontece porque uma parte dos policiais não saem de férias, então automaticamente tem um efetivo maior, além do reforço”, detalha. De acordo com o sargento, as principais intensificações da PMRv serão ações de fiscalização à alcoolemia, excesso de velocidade e ultrapassagens forçadas. “Esses são os grandes causadores de acidente de trânsito”, destaca.

Na Polícia Militar, uma reunião com todo o efetivo que vai participar da operação em Balneário Rincão ainda será realizada. “O subcomandante da Guarnição Especial de Içara (Geic) e o comandante da Companhia farão uma preleção com todo o efetivo. Irão passar as diretrizes e todo o organograma de quantas viaturas serão empregadas e o efetivo total”, projeta o comandante de Balneário Rincão, sargento Reginaldo Rzatki. A reunião ocorre nesta quinta-feira, dia 19, às 17h.

A chegada dos turistas a Santa Catarina é um desafio para a segurança pública. Por conta disso, 9,2 mil profissionais atuarão nos locais mais frequentados pelos visitantes. São 5.750 policiais militares, 1.413 policiais civis, dois mil bombeiros (incluindo 1.146 guarda-vidas civis) e 41 profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP) dedicados ao Verão Santa Catarina 2019/2020. Esse efetivo contará com o apoio de 1,7 mil viaturas, 87 embarcações, 37 quadriciclos, oito helicópteros e quatro aviões.

+ Segurança
Participe também com seus comentários

últimas notícias