logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Paixão da educação à orientação para um trânsito mais seguro

Dia do Agente de Trânsito é celebrado nesta quinta-feira, dia 23

Compartilhar:

Joelma Fernandes Bezerra é agente de autoridade de trânsito em Içara há quase cinco anos, entretanto, sua contribuição para o tráfego seguro dos içarenses é mais extensa devido a paixão que desenvolveu pelo tema. Logo no início da carreira profissional ela atuou na recepção de uma autoescola. Em 2002 conquistou a habilitação, passou a investir em formação e não parou mais.

“Todos os cursos que tive a oportunidade de realizar sobre o assunto, eu fiz. Sou instrutora teórica prática, diretora geral, diretora de ensino e também examinadora credenciada no Detran. Também fiz graduação superior em Trânsito. Sempre fui muito apaixonada por isso. E ainda sou”, completa a servidora de Içara, atualmente, parte de uma equipe de nove agentes municipais.

A profissão, celebrada nesta quinta-feira, dia 23, também é cheia de dificuldades e pré-conceitos. “O que mais nos deixa tristes é a não aceitação da sociedade e, algumas vezes, do Poder Público; é saber que muitas pessoas nos veem como fábricas de multas. As pessoas só conhecem os agentes de trânsito na rua, mas não acompanham tudo o que é realizado. Não estamos aqui para prejudicar ninguém. Fazemos tudo o que podemos para orientar corretamente”, contrapõe.

“De alguma forma contribuo com um trânsito melhor. Ou tentamos. Gosto muito da educação do trânsito e este é um trabalho que acredito ser de utilidade para a sociedade”, indica. Para Joelma, quanto mais pessoas tiverem a instrução adequada, mais vidas serão preservadas. E este é um trabalho que faz diferença desde a fase da infância, quando a criança deve formar hábitos corretos como pedestre para no futuro tornar-se um condutor consciente. “Tenho orgulho de encontrar cada motorista que ajudei a formar até me tornar agente de autoridade de trânsito”, pontua.