logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Polícia Civil realiza operação contra cartel de informática em licitações municipais

Mandados foram cumpridos em Içara, Sangão, Turvo, Sombrio, Criciúma e Curitiba (PR)

Compartilhar:

A Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou a operação Cartel do Silício para o combate à corrupção na região Sul do estado nesta terça-feira, dia 22. A ação da 2ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção de Tubarão teve mandados em endereços situados em Içara, Sangão, Turvo, Sombrio, Criciúma e Curitiba (PR) para apuração da participação de empresas do ramo de informática na cartelização e divisão de mercado nas licitações de municípios da região.

Conforme divulgado pela Polícia Civil, o grupo, de ao menos seis empresários, utilizava aproximadamente 10 pessoas jurídicas, agia loteando os certames do setor de informática dos municípios, ajustava previamente os valores a serem praticados e os lotes correspondentes a cada licitante, cooptando outros empresários, dividindo os lucros em acertos escusos, frustrando a concorrência e causando prejuízos aos erários municipais.

“Diante da apuração realizada pela Polícia Civil, o Poder Judiciário de Jaguaruna, com parecer favorável da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, expediu sete mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares em desfavor dos investigados. Foram apreendidos aparelhos de telefonia celular que serão analisados para obtenção de novas provas”, aponta a instituição. Os empresários envolvidos poderão ser indiciados por delitos de fraudes em licitações e formação de organização criminosa.